Notícias e artigos - 23 de janeiro de 2024

Como garantir conformidade contábil para empresas estrangeiras no Brasil

Assim como outros países em desenvolvimento, o Brasil apresenta vários benefícios fiscais para empresas estrangeiras que desejam produzir aqui. Contudo, as normas contábeis brasileiras apresentam desafios, pois o sistema tributário conta com diversas nuances e questões que demandam conhecimento específico.

Tal complexidade causa erros comuns, leva a multas, gera problemas com o fisco e até mesmo provoca a perda de licenças necessárias para a manutenção das operações. A fim de descobrir como estabelecer um sistema contábil robusto e capaz de garantir a conformidade com as normas nacionais, continue a leitura e acompanhe nossas recomendações!

Quais os desafios da conformidade contábil para empresas estrangeiras no Brasil?

Compreender quais são os desafios de conformidade contábil é essencial na hora de manter a empresa competitiva e alcançar lucratividade ao iniciar as operações em solo brasileiro. Por isso, listamos, a seguir, algumas das adversidades que podem surgir.

Complexidade tributária

É preciso compreender as leis fiscais que são aplicáveis às empresas multinacionais para evitar erros. Nesse sentido, existem acordos de dupla tributação entre as nações, além de regras específicas que devem ser seguidas.

Para superar tal desafio, é preciso fazer um bom planejamento tributário para alcançar um bom desempenho fiscal e financeiro. Assim, torna-se viável obter bons resultados ao estabelecer operações no Brasil.

Gestão cambial

Em alguns casos, é possível enfrentar riscos relacionados às flutuações cambiais e as diferenças na contabilidade de moedas. Com a intenção de minimizar tais riscos, torna-se necessário incluí-los em seu planejamento.

Com isso, adotam-se estratégias de cobertura cambial para lidar com possíveis flutuações, além de buscar alternativas na hora de assegurar que esse tipo de situação não atrapalhe a competitividade da empresa.

Registro de informações

É fundamental estar atento às normas contábeis que requerem informações sobre ativos intangíveis, como patentes, marcas e propriedade intelectual. Garantir o registro e reconhecimento adequados desses ativos, em conformidade com os critérios estabelecidos pela legislação, é crucial.

Além disso, é necessário manter um controle eficiente do ativo imobilizado da empresa para assegurar uma gestão eficaz em relação à depreciação, já que, em muitos casos, ela pode ser uma estratégia legal a fim de reduzir a carga tributária sobre o lucro.

Consolidação de balanço

Quando um sócio tem participação em duas ou mais companhias estrangeiras, ele pode somar os resultados delas, consolidando os balanços. Ou seja, é possível juntar as informações financeiras de todas as empresas para ter uma visão mais precisa do lucro ou prejuízo real gerado pelo grupo como um todo.

Porém, essa prática pode ser um pouco complicada e demandar suporte de profissionais especializados. Nesse sentido, contar com a Go Further é uma ótima solução na hora de solucionar tais desafios.

Como adaptar as práticas contábeis internacionais às exigências brasileiras?

Após identificar os desafios enfrentados por empresas estrangeiras no Brasil, o próximo passo é explorar práticas que assegurem a conformidade contábil. Isso envolve ajustar a companhia às normas locais, compreendendo a complexidade do sistema tributário, a legislação trabalhista e requisitos específicos para relatórios financeiros no Brasil.

Essa jornada pode ser facilitada por meio da terceirização das operações contábeis, contando com o suporte de uma contabilidade especializada. Assim, torna-se possível identificar o melhor sistema tributário para a sua empresa desempenhar as atividades no país de forma lucrativa.

Como evitar erros contábeis comuns?

Garantir a conformidade contábil e tributária diante das normas brasileiras não é uma tarefa simples. Entretanto, algumas ações são determinantes para não ocorrerem erros dessa natureza.

Estabeleça um sistema contábil robusto

O primeiro cuidado se refere ao uso do sistema contábil. Ele deve ser robusto, adaptado às particularidades locais e atualizado constantemente. Os registros também demandam atualização constante, pois a coleta de dados contribui para a elaboração de indicadores e métricas úteis na tomada de decisão.

Nesse sentido, é válido contar com profissionais contábeis especializados no sistema tributário brasileiro a fim de fazer um planejamento adequado. Tais práticas contribuem para uma boa estruturação para o seu negócio, reduzindo os impostos e otimizando os processos contábeis.

Utilize as informações contábeis para tomar decisões estratégicas

A partir do conhecimento das informações contábeis vigentes no Brasil, é possível buscar soluções e tomar decisões que vão ajudar a estruturar legalmente a empresa. Além disso, é preciso entender como fazer a abertura de maneira adequada, considerando os aspectos da legislação.

Nesse sentido, Go Further oferece assessoria legal completa para o seu negócio se estabelecer no Brasil, disponibilizando serviços que vão desde a abertura do negócio, até a comprovação de residência fiscal. Entenda mais sobre as vantagens de contar com o nosso suporte, a seguir.

Conte com o suporte da Go Further

Levar para sua empresa a responsabilidade de compreender um sistema tributário complexo causa o desgaste da equipe, além de aumentar a ocorrência de erros que podem custar caro.

Uma parceria com a Go Further, por outro lado, traz toda a experiência que sua empresa precisa para lidar com o complexo sistema tributário brasileiro. Além disso, ao atender corporações distribuídas em mais de 20 países, a Go Further conhece as peculiaridades financeiras de diversas nações.

Composta por mais de 200 especialistas, a Go Further Group oferece um gerenciamento completo, cobrindo o departamento contábil, fiscal, financeiro e também trabalhista. Assim, além de poder se concentrar no seu desempenho em território brasileiro, você ainda dispõe de relatórios personalizados que são determinantes para a tomada de decisão empresarial.

Quer saber como garantir a conformidade contábil para empresas estrangeiras? Então entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!