Notícias e artigos - 22 de janeiro de 2024

Tecnologia e Inovação: como é aplicada na contabilidade e finanças?

Nos últimos anos testemunhamos uma profunda mudança gerada pela tecnologia e inovação. No epicentro dessa revolução encontra-se a contabilidade e a gestão financeira, dois pilares fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer negócio. O Brasil, terra fértil para inovações e avanços, não permanece imune a essa onda transformadora.

Neste conteúdo, desvendaremos como a transformação digital está moldando o panorama da contabilidade e da gestão financeira no Brasil. Assim, apresentaremos os desafios, os benefícios e como sua empresa deve se moldar para se adequar a essas inovações.

Principalmente, mostramos como o suporte de uma prestadora de serviços na área contábil e financeira, como a Go Further Group pode ser essencial no processo. Confira!

Quais são as principais inovações aplicadas na contabilidade e gestão financeira?

Antes de entender os benefícios e desafios que as principais inovações trarão para os departamentos, precisamos conhecer um pouco mais sobre essas tecnologias. Veja alguns exemplos nos tópicos abaixo!

Computação em nuvem

A migração para a computação em nuvem revolucionou a maneira como os dados contábeis e financeiros são armazenados e acessados. Essa tecnologia já é uma realidade em muitas empresas há bastante tempo.

Ela proporciona maior flexibilidade, segurança e colaboração. Desse modo, permitindo que profissionais acessem informações cruciais de qualquer lugar, a qualquer momento.

A tendência é que, com o passar do tempo, a computação em nuvem esteja ainda mais presente nas empresas. Até pouco tempo, ela era restrita ao arquivamento de documentos. Em poucos anos, já temos sistemas que funcionam exclusivamente na nuvem.

Isso mostra como essa tecnologia é uma tendência que, efetivamente, conquistou o seu espaço nos departamentos financeiros e de contabilidade.

Sistemas de automatização de processos

A automação tem se tornado uma ferramenta poderosa na simplificação de tarefas repetitivas e demoradas. Sendo uma tecnologia cada vez mais presente nas empresas. Independentemente do seu porte ou da quantidade de lançamentos que faz diariamente.

Na contabilidade, a automação de processos como reconciliação de contas, emissão de relatórios e conciliação bancária tem liberado tempo valioso para profissionais desse setor. Permitindo que eles se concentrarem em análises mais estratégicas.

Uso da Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial atua na criação de sistemas computacionais capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Tais tarefas incluem, raciocínio, aprendizado de processos, resolução de problemas e detecção de padrões.

Durante alguns anos, essa inovação não passava de algo visto apenas nas telas de cinemas e em experiências tecnológicas extremamente avançadas e muito longe do público. Mas, com o tempo ela foi entrando no ambiente empresarial e hoje está presente nas empresas.

Tornando-se cada vez mais acessível. Algumas aplicações no setor de contabilidade e gestão financeira abrange:

  • análise preditiva, utilização de algoritmos para prever tendências financeiras e comportamentos do mercado;
  • automatização de tarefas repetitivas, tais como a categorização de despesas e classificação contábil;
  • tomada de decisão aprimorada, uma vez que ela permite analisar grandes conjuntos de dados em tempo real e identificar padrões complexos;
  • assistentes virtuais para responder a consultas, fornecer insights financeiros e realizar interações naturais com os usuários;
  • detecção de fraudes, utilizando algoritmos inteligentes para identificar padrões suspeitos e anomalias nos dados financeiros, entre outras funcionalidades.

Machine Learning (ML)

Outra tecnologia interessante — e está diretamente ligada com a IA — é o Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina. Ela se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos que permitem aos sistemas aprenderem padrões e realizar tarefas específicas sem serem explicitamente programados.

Ao analisarmos o departamento de contabilidade e gestão financeira, percebemos que essa tecnologia pode proporcionar as seguintes aplicações:

  • análise de riscos de crédito;
  • previsão de fluxo de caixa;
  • otimização de investimentos;
  • segmentação de clientes;
  • reconhecimento de documentos.

Esses avanços tecnológicos não apenas otimizam processos operacionais, mas também promovem uma abordagem mais estratégica e proativa para a contabilidade e a gestão financeira.

A adaptação a essas inovações torna-se essencial para empresas que buscam se manter competitivas e eficientes em um ambiente de negócios em constante evolução.

Quais são os benefícios da transformação digital na contabilidade e gestão financeira?

Agora que você entendeu quais são as principais tecnologias aplicadas à contabilidade e gestão, mostraremos os benefícios que podem ser conquistados. Confira!

Eficiência operacional

A automação de processos e a integração de sistemas na transformação digital resultam em operações mais eficientes. Assim, reduzindo o tempo dedicado a tarefas manuais e repetitivas. A Go Further Group dispõe de ferramentas tecnológicas capazes de realizar esse tipo de automação.

Assim, permitindo que os usuários das nossas soluções possam ter um grande ganho em eficiência operacional.

Acesso instantâneo a dados

A nuvem e as soluções digitais proporcionam acesso instantâneo a dados financeiros. O que permite análises em tempo real, bem como tomadas de decisão mais ágeis e, principalmente, com maior nível de efetividade.

Redução de custos

Finalmente, a eliminação de papelada, a automação de fluxos de trabalho e o uso eficiente de recursos tecnológicos contribuem para a redução e otimização de custos operacionais. Tornando a empresa mais enxuta, sem perder eficiência em seus processos.

Quais são os principais desafios da implementação dessas tecnologias?

Apesar das inovações nos setores de contabilidade e gestão financeira proporcionarem benefícios interessantes, ainda existem alguns desafios na sua implementação. Veja abaixo quais são os principais e como eles podem ser superados.

Resistência à mudança

A adoção de novas tecnologias muitas vezes enfrenta resistência por parte dos profissionais acostumados a métodos tradicionais. Assim, esse trabalho demanda mais esforços na capacitação e conscientização desses colaboradores.

Para vencer esse desafio é importante pensar em duas ações. Primeiro, demonstrar a equipe o ganho de produtividade e eficiência que novas tecnologias podem proporcionar.

Em um segundo momento, também é importante investir em programas de capacitação para os profissionais, proporcionando habilidades necessárias para aproveitar ao máximo as novas tecnologias.

Segurança da informação

Outro desafio importante de ser destacado é o cuidado com a segurança da informação. O aumento da dependência de dados digitais também intensifica os desafios relacionados à segurança cibernética. Assim, exige investimentos em medidas robustas de proteção.

Nesse sentido, é interessante incorporar medidas de segurança da informação desde o início do processo de transformação digital. Desse modo, sempre buscando garantir a proteção adequada dos dados financeiros sensíveis, bem como, de informações dos clientes e fornecedores.

Custos iniciais de implementação

O investimento inicial em tecnologias digitais também é algo que pode ser considerado um desafio. Mas, é importante ter em mente que o desembolso volumoso é algo que ocorre apenas nas etapas de implementação.

Os benefícios que virão posteriormente — principalmente, relacionados ao ganho de eficiência operacional e redução de custos — serão capazes de cobrir o investimento rapidamente.

Avaliação contínua

A implementação dessas tecnologias demandará a existência um ciclo de avaliação contínua para monitorar o progresso. Ele será necessário para identificar áreas de melhoria e ajustar estratégias conforme necessário.

Nesse momento, também é indispensável contar com o apoio de empresas especializadas na realização de serviços como o BPO financeiro e/ou contábil. Como o realizado pela Go Further Group. Esse tipo de solução facilita em muito o acompanhamento e o monitoramento do negócio.

Além disso, ao direcionar a responsabilidade dos setores financeiro e de contabilidade para o Go Further Group você terá mais tempo para se dedicar a outras áreas do negócio. Por exemplo, relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores, etc.

Por fim, podemos concluir que os benefícios da transição para soluções digitais são inegáveis. No entanto, sabemos que essa jornada não está isenta de desafios. Por isso é importante adotar as práticas que mencionamos e, principalmente, ficar atento ao surgimento de novas tecnologias inovadoras.

Portanto, se você quer entender como essas tecnologias podem ser implementadas em seu negócio, entre em contato com a Go Further Group e converse com um especialista. Assim, entenderemos melhor a sua necessidade para oferecer a solução que melhor se adapta ao seu perfil.