Notícias e artigos - 16 de junho de 2023

7 maneiras de impulsionar o seu negócio com o outsourcing financeiro

A terceirização de serviços está em alta! De acordo com dados obtidos por meio de um estudo do instituto YouGov, cerca de 48% das empresas ao redor do mundo já preferem transmitir a responsabilidade de alguns dos seus processos para organizações especializadas. É o caso, por exemplo, do outsourcing financeiro.

Imagine poder liberar a sua equipe interna de tarefas financeiras complexas e direcionar seus recursos para áreas estratégicas e que realmente impulsionam o seu negócio. Com o outsourcing financeiro isso não só é possível como também garante uma série de benefícios para a sua empresa.

Neste artigo, vamos explorar essas vantagens e as melhores práticas para implementar essa estratégia no seu negócio de maneira eficaz. Se você deseja impulsionar o seu sucesso, otimizar recursos e estar sempre à frente da concorrência no seu mercado, continue lendo e descubra como o outsourcing financeiro pode ser a chave para o seu crescimento!

1. Identificando as atividades financeiras ideais para outsourcing

Não à toa esta é a primeira orientação. Identificar o que pode ser terceirizado no setor financeiro da empresa auxilia na otimização dos recursos e ajuda a direcionar o foco da equipe interna para áreas mais estratégicas do negócio. Alguns dos principais processos que podem ser terceirizados incluem:

– atividades financeiras que mais demandam tempo e recursos internos;

– tarefas que têm demanda sazonal, como os relatórios anuais e fechamentos de demonstrações contábeis;

– tarefas que mais consomem tempo da equipe interna, mas que não agregam valor direto aos clientes ou ao crescimento do negócio;

– áreas que exigem conhecimentos especializados, como compliance tributário e contabilidade internacional;

– atividades que exigem o uso de tecnologias avançadas, como softwares contábeis especializados ou ferramentas de análise financeira.

Fazendo essa análise, você poderá proporcionar à sua equipe interna muito mais produtividade. Assim, a sua empresa poderá se beneficiar da especialização, flexibilidade e eficiência de um parceiro de outsourcing financeiro.

2. Selecionando o parceiro de outsourcing adequado

Falando em parceria, escolher um provedor de outsourcing financeiro adequado pode ser determinante para o sucesso dessa estratégia no seu negócio. Para tomar uma decisão eficiente, comece identificando as suas necessidades específicas em termos de serviços financeiros terceirizados. Liste todos os requisitos essenciais que o seu parceiro deve atender.

Durante a sua procura, verifique pontos como a experiência, especialização e reputação de cada possível parceiro. Avalie se eles têm experiência nas áreas das quais você precisa e no seu segmento em específico, bem como se contam com times de profissionais qualificados.

Procure entender, também, quais são as capacidades tecnológicas do seu parceiro — se ele utiliza sistemas atualizados para oferecer serviços eficientes e seguros. É essencial conhecer com antecedência seus prazos, disponibilidade e serviço de suporte ao cliente. Uma boa forma de fazer isso é analisar a opinião de clientes anteriores e atuais a respeito dos serviços prestados.

Por fim, garanta que o seu parceiro esteja em conformidade com todas as regulamentações financeiras e contábeis aplicáveis, pois isso evita riscos legais e financeiros para o seu negócio.

3. Definindo metas claras

Ter metas bem definidas ajudará a garantir o atingimento dos resultados desejados e permitirá acompanhar o progresso dessa parceria. Relacione tudo aquilo que você deseja obter de retorno ao investir nesse serviço, especificando as áreas em que você espera ver uma melhoria significativa.

Acompanhe seus resultados por meio de KPIs (indicadores-chave de desempenho) como economia de custos, tempo de processamento de transações, precisão dos relatórios financeiros etc. Estabeleça prazos realistas para atingir essas metas e começar a ver os resultados.

4. Estabelecendo processos eficientes de comunicação

Estabelecer processos eficientes de comunicação com a empresa contratada garantirá uma colaboração harmoniosa, duradoura e resultados positivos. Defina um ponto de contato dedicado do seu negócio para estar em contato frequente com o seu parceiro, a fim de centralizar essa comunicação e garantir clareza e organização na transmissão das mensagens.

Além disso, compartilhe com o seu parceiro todas as informações importantes para que ele possa tomar decisões embasadas. Para isso, possibilite uma boa frequência de reuniões para discutir o andamento do trabalho, revisar resultados e alinhar estratégias futuras. Use essas oportunidades também para coletar feedbacks e esclarecer dúvidas.

5. Fazendo a análise e mensuração de resultados constantemente

Uma vez implementado o outsourcing financeiro no seu negócio, é essencial monitorar e avaliar continuamente esse processo para garantir seu sucesso e eficácia. Esse cuidado permitirá identificar possíveis melhorias, corrigir desvios e manter um alinhamento adequado em relação às metas.

Aqui, mais uma vez, vale investir nos KPIs para ter uma visão clara dessas métricas. Programe também revisões regulares com o seu parceiro para discutir o progresso da estratégia e garantir a conformidade e qualidade dos serviços prestados. Durante essas revisões, é essencial verificar se as metas estão, de fato, sendo atingidas e se há oportunidades para aprimorar os processos e a comunicação.

Avalie regularmente os resultados, pois isso permitirá que você tome decisões informadas sobre possíveis ajustes ou mesmo a respeito da continuidade dos serviços prestados. Da sua parte, esteja também aberto a sugestões de melhorias, pois o seu parceiro pode ter insights valiosos que você ou a sua equipe, vendo de dentro, podem não estar enxergando.

6. Integrando o outsourcing financeiro na cultura da empresa

Uma integração bem-sucedida desse serviço na empresa fará com que todos na organização, até mesmo o seu time financeiro, compreendam o valor e os benefícios do outsourcing e trabalhem em conjunto para alcançar o que for estabelecido.

Para tanto, desde o início, compartilhe a visão e os objetivos desse processo com toda a equipe. Explique como e por que a estratégia ajudará a impulsionar o negócio e a alcançar resultados sólidos.

Além disso, eduque os seus funcionários a respeito do outsourcing financeiro e suas vantagens por meio de treinamentos, a fim de que a compreensão de todos seja efetiva. Encoraje a participação ativa da equipe, incentivando o compartilhamento de ideias, sugestões e preocupações.

Por fim, reconheça e celebre os sucessos alcançados por meio dessa estratégia,destacando conquistas e benefícios obtidos, como economia de custos e eficiência operacional. Isso motivará a sua equipe a continuar apoiando todo o processo.

7. Aproveitando a expertise do provedor

Para finalizar, aproveite toda a expertise e conhecimento especializado do seu parceiro, pois essa é uma das maiores vantagens do outsourcing financeiro. Um provedor qualificado oferece acesso a profissionais com vastos conhecimentos, capazes de contribuir significativamente para o sucesso do seu negócio. Outros benefícios que ele pode fornecer à sua empresa incluem:

– consultoria especializada;

– análise de dados e relatórios embasada;

– mapeamento de processos;

– atualização em relação às melhores práticas do setor;

– acesso a tecnologias e ferramentas avançadas;

– capacitação para a equipe interna.

Tudo isso permite que você possa focar no crescimento do seu negócio enquanto conta com profissionais especializados para impulsionar a eficiência e a eficácia das suas operações financeiras.

Esperamos que este post tenha fornecido ideias valiosas sobre como impulsionar o seu negócio por meio do outsourcing financeiro. Lembre-se de que cada empresa é única, portanto, é importante adaptar as etapas apresentadas às necessidades e particularidades do seu negócio.

Ao adotar essa estratégia de maneira inteligente e estruturada, você dará um passo importante para fortalecer a sua organização, melhorar a sua eficiência operacional e acelerar o seu crescimento financeiro.

E agora, está pronto para liberar seu tempo e focar no crescimento do seu negócio? Solicite uma proposta personalizada dos nossos serviços de outsourcing financeiro!