Notícias e artigos - 04 de novembro de 2024
A Reforma Tributária promete transformar o cenário fiscal para as empresas no Brasil. As mudanças propostas têm como objetivo simplificar o sistema tributário, substituindo impostos antigos por um modelo mais moderno e eficiente. Porém, alguns setores impactados pela Reforma Tributária serão afetados de maneiras diferentes, e é importante entender quais mudanças podem afetar diretamente o seu segmento e como se preparar para elas.
Como a reforma afetará o seu setor?
Para facilitar a compreensão, resumimos os principais setores impactados pela Reforma Tributária na tabela a seguir:
Setores em destaque
🔸 Serviços
O setor de serviços será um dos mais impactados negativamente pela reforma, com a substituição do ISS (Imposto Sobre Serviços) pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que trará uma alíquota mais alta, eliminando benefícios fiscais que favoreciam áreas como tecnologia, saúde e educação. Portanto, será necessário reavaliar custos e ajustar margens.
Ação estratégica: revise contratos com fornecedores e clientes, alinhe preços e margens às novas alíquotas e renegocie termos para evitar perdas financeiras futuras.
🔸 Indústria
Para a indústria, a unificação de tributos como PIS, Cofins e ICMS em um único imposto (IBS) não só pode simplificar a logística, mas também reduzir custos operacionais.
Ação estratégica: reavalie sua cadeia de suprimentos e busque otimizar a logística, aproveitando a simplificação do sistema.
🔸 Construção civil
O setor enfrentará um aumento nos custos de insumos e serviços devido à alíquota unificada do IBS. No entanto, a simplificação tributária permitirá uma gestão mais eficiente dos projetos.
Ação estratégica: reforce a eficiência operacional e ajuste cronogramas e contratos de fornecedores para compensar o aumento dos custos de insumos.
🔸 Transportes e Logística
O setor poderá se beneficiar da simplificação tributária e da eliminação de barreiras interestaduais, mas enfrentará o Imposto Seletivo (IS) sobre combustíveis aumentará os custos operacionais.
Ação estratégica: invista em eficiência energética e otimize rotas para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
🔸 Agronegócio
O agronegócio é um dos setores mais favorecidos pela reforma, com a isenção de impostos cumulativos ao longo da cadeia produtiva. Ou seja, isso aumentará sua competitividade no mercado interno e externo.
Ação estratégica: expanda sua presença internacional e aproveite a simplificação fiscal para explorar novos mercados e aumentar as exportações.
🔸 Setor financeiro
O setor financeiro, que hoje se beneficia de alíquotas mais baixas do ISS em algumas regiões, no entanto, verá um aumento na tributação com a unificação dos tributos no IBS.
Ação estratégica: adapte suas operações ao novo cenário, ajustando estratégias de pricing para mitigar o impacto tributário.
🔸 Produtos seletivos
Produtos considerados nocivos à saúde ou ao meio ambiente, como combustíveis, cigarros e bebidas alcoólicas, serão alvos do Imposto Seletivo (IS), ou seja, trarão um aumento significativo na carga tributária.
Ação estratégica: avalie o impacto do IS nas vendas e adote estratégias de precificação para proteger sua lucratividade.
🚀 Aqui na Go Further, ajudamos sua empresa a entender as mudanças que a Reforma Tributária trará, além de transformar desafios fiscais em oportunidades de crescimento.
🚀 Nossa esquipe oferece consultoria em planejamento tributário para garantir que sua empresa esteja em conformidade com a legislação e, assim, possa aproveitar ao máximo as oportunidades fiscais.
🔗 Quer ler sobre a Reforma Tributária na íntegra? Consulte o site do Ministério da Fazenda.